Biografia


O primeiro filho de Nigel Grint, um comerciante de motores,  e da dona de casa Joanne Parsons, teve o seu nome escolhido ao acaso, em um sorteio de nomes feito pelo casal.

Rupert Alexander Lloyd Grint, nasceu no dia 24 de Agosto de 1988, em Watton-at-Stone, cidade do estado de Hertfordshire, que fica ao norte de Londres.



Rupert ainda iria completar 2 anos, em 1990, quando nasceu o seu primeiro irmão, James. Nos anos seguintes nasceram Georgina, em 1993, Samantha, em 1996, e Charlotte, em 1999.



Quando criança, tinha uma coleção de iô-iôs e o seu sonho era ser sorveteiro quando crescesse.

Ao longo dos anos ele despertou o interesse em seguir a carreira cênica e além de amar participar das peças teatrais na escola, frequentou por dois anos a escola de teatro local,  Top Hat Stage School.

Alguns dos papéis que ele interpretou foram: Rooster, um gangster em “Annie”,  um papel em “Peter Pan” e, sua última peça foi Rumpelstiltskin, na qual ele interpretou o vilão Rumpe. Para Rupert, o papel mais marcante em toda sua carreira teatral foi a de um peixe na peça “A Arca de Noé”, segundo ele, porque conseguiu interpretar horrivelmente um peixe.



Rupert sempre foi fã dos livros de JK Rowling, e muito antes de ser escalado para um filme da saga, se considerava o maior fã de Harry Potter.

Toda vez que lia os livros, imaginava que a família Weasley fosse a dele, e por incrível que pareça, seu personagem favorito sempre foi Rony Weasley, pois segundo ele, sente uma ligação com o personagem, devido as semelhanças entre ambos, tais como ter muitos irmãos, ter medo de aranhas, amar doces e é claro, ter cabelos ruivos.

Em 2000, Rupert soube através do seu programa favorito, o Newsround, que as audições para o elenco principal de Harry Potter e a Pedra Filosofal – o trio Harry, Rony e Hermione – estavam abertas e somente crianças britânicas poderiam participar.
Ele ficou animado com a oportunidade e imediatamente mandou sua foto e um auto resumo, com esperança, mas não grandes expectativas de ser chamado para a audição.

Após esperar semanas sem resposta, Rupert ouviu falar que outros garotos estavam mandando vídeos deles mesmos para aumentar as chances de conseguir o papel de seus sonhos. Então ele decidiu fazer um também, com três idéias para o seu vídeo de audição:


  • Primeiro, vestiu-se como sua professora de teatro, e a interpretou o indicando para o papel.
  • Depois, ele escreveu e cantou um rap sobre como ele poderia fazer o perfeito Rony Weasley e o quanto ele queria aquele papel, mostrando como ele era parecido com o personagem.
  • E finalmente, ele fez um pequeno vídeo de uma parte da história de Harry Potter, lendo algumas falas de Rony.


Após todo esse trabalho, finalmente foi chamado para inúmeros testes e encontrou-se com o diretor Chris Colombus e a autora J.K. Rowling.

Nos testes ele teve que ler partes do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, e improvisar uma cena da chegada dos alunos em Hogwarts.

Rupert foi chamado para comparecer ao escritório de Chris Columbus, e no dia 8 de Agosto de 2000, foi colocado ao lado de Emma Watson e Daniel Radcliffe, onde foi dada a notícia de que tinham sido escalados para o trio. Segundo Rupert, ele quase desmaiou quando recebeu a notícia de que foi escolhido para dar vida ao seu personagem favorito, Rony Weasley.



O mais velho entre o trio, Rupert ainda iria completar 13 anos no mesmo mês que fora anunciado para o papel do melhor amigo do Harry Potter. A ficha não caía, e Rupert ainda não acreditava que as pessoas do mundo inteiro iam saber o seu nome.



Ao iniciarem as gravações do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, Rupert foi conhecer o set de filmagem, reparando em cada detalhe, ficando impressionado por conhecer o trabalho que há por trás de cada parte do filme, e encantou-se pelo set do Salão Principal de Hogwarts.

Neste filme sua cena favorita é a sequência do xadrez bruxo, onde o seu personagem tem uma grande importância e foi muito difícil fazê-la. Inclusive, Rupert se machucou de verdade durante a cena: Ele estava sentado em uma peça de xadrez, o cavalo, que é estilhaçada, e quando Rupert cai ao chão, um estilhaço bate em seu rosto. Rupert se mostrou profissional, dando continuidade à cena, que por sinal é a que está no filme.



Em seu primeiro trabalho no cinema, o jovem ator tinha como colegas de elenco grandes atores e atrizes, e em um intervalo de gravações, começou a fazer uma caricatura de Alan Rickman, que interpreta Severus Snape, quando de repente percebe que o ator estava olhando o desenho, o que deixou Rupert muito envergonhado.



Em pouco tempo, Rupert conquistou o carisma do elenco mais velho e de toda a equipe, devido ao seu enorme talento, simpatia, sendo elogiado publicamente por Robbie Coltrane, que afirmou que Rupert era sem dúvida o ator do trio que seguiria fazendo sucesso na profissão.



16 de Novembro de 2001, torna-se sucesso mundial imediato, todos passaram a conhecer o ruivinho que deu vida ao Rony Weasley. Na premiere do filme, ele se mostrou profissional, atendendo aos fãs e jornalistas, dando autógrafos e ficou assustado por ver que era reconhecido.

Rupert declarou ter ficado surpreso com o fato das pessoas saberem o seu nome, e por ler na internet as pessoas o elogiando e dizendo que o adora.



Tamanho talento foi reconhecido logo de inicio. Em seu primeiro filme, ganhou o prêmio do Golden Satalite Awards 2002, na categoria de Excelente Novo Talento, por seu papel em Harry Potter e a Pedra Filosofial.

O sucesso mundial, merecimento de um ótimo trabalho, trouxe ao Rupert o convite para fazer um outro filme, fora da franquia de Harry Potter.

Pum! Emissão
Impossível, que estreiou no dia 24 de Maio de 2002, conta a história de um menino flatulento que sonhava ser astronauta, e recebe ajuda do melhor amigo, o gênio Alan A. Allen, interpretado pelo Rupert.



Rupert adorou fazer o papel de um nerd, achava necessário trabalhar em um filme totalmente fora do contexto de Harry Potter. A única dificuldade para fazer o filme, segundo ele foi:  O permanente. Ele teve que cachear os cabelos, processo o qual ele odiou e deu muito trabalho

Após a estréia de Pum!, Rupert voltou para os sets de filmagem, dando inicio às gravações de Harry Potter e a Câmara Secreta.

Saiba mais sobre os trabalhos do Rup na seções Perfil, Curiosidades e Filmografia!